Voltar

Massaru News

Publicado em 16/03/2020

Vantagens e desvantagens de se comprar um imóvel na planta


Fonte: https://www.imobzi.com/papoimobiliario/vantagens-e-desvantagens-de-se-comprar-um-imovel-na-planta/

Na hora da compra da casa própria é preciso avaliar bem todas as possibilidades. Afinal, um ótimo negócio pode estar à espreita sem que o cliente perceba. O contrário, no entanto, também pode acontecer – e cabe ao corretor dar a melhor orientação ao futuro comprador. É o que acontece com o imóvel na planta, geralmente uma boa opção para quem busca um valor mais em conta.

Mesmo assim, pode haver armadilhas escondidas. Conheça a fundo as vantagens e desvantagens do imóvel na planta para poder prestar o melhor atendimento ao cliente.

Vantagens de comprar imóvel na planta São várias as vantagens de comprar um imóvel na planta. No entanto, apesar de bastante atraentes, é preciso pesar bem prós e contras para chegar a uma escolha consciente. Valorização pode chegar a 30% depois de pronto

Tudo na vida tem dois lados, e com o imóvel na planta não é diferente. O preço é o maior atrativo. Em média, ele costuma atingir uma valorização de até 30% depois de pronto.

Ou seja, um imóvel de R$ 300 mil pode chegar a valor R$ 390 na entrega das chaves, o que pode ser visto como valorização ou desconto no valor inicial de compra.

Entretanto, esse percentual de valorização vai depender de vários critérios. Entre eles estão a localização, vagas na garagem, estrutura da área de lazer, sistemas de segurança, etc.

No caso de uma revenda lá adiante ou de comprar para investimento, a precificação pode ser uma boa vantagem.

 

Mais facilidade de financiamento

Por outro lado, imóvel na planta também é mais fáceis de conseguir financiamento. Para os imóveis prontos, por exemplo, a entrada mínima costuma ser de 30%.

Para o imóvel na planta, o comprador tem ainda a opção de diluir parte do valor da entrada nas parcelas do financiamento que são pagas antes da entrega das chaves.

E há ainda outra vantagem. Se a construtora tiver um bom caixa inicial, menor será o valor do empréstimo que ela mesma paga para a construção.

Com isso, aumentam as chances de negociação com o consumidor, que pode chegar a descontos médios de 20% no valor do imóvel.

Assim, quanto mais parcelas o comprador antecipar, menores os juros sobre as parcelas futuras, significando uma economia ainda maior.

 

Possibilidade de personalização

Como o consumidor está comprando o imóvel na planta, há possibilidade dele personalizar vários itens do apartamento. É possível negociar a qualidade e/ou o tipo de acabamentos, por exemplo, e até a integração de ambientes com a derrubada de paredes não estruturais.

Como a construtora já está pagando a mão de obra, é uma boa oportunidade para deixar o imóvel customizado. Por outro lado, como é tudo novinho e ele será o primeiro morador, há menos riscos de problemas com itens quebrados ou mal funcionamento. Isso, sem falar na garantia da incorporadora.

 

Melhor infraestrutura de lazer

Outro pontoa favor do imóvel na planta é a maior infraestrutura de lazer. Quanto mais novos, mais serviços são agregados aos condomínios, como salão de beleza, cinema, oficinas e academias, além das já tradicionais áreas gourmet, piscina, parquinhos e quadras de esportes.

Imóvel na planta também tem desvantagens

Um bom corretor de imóveis sempre mostra os dois lados da moeda, para que seu cliente faça uma escolha consciente. Por isso, é preciso avisá-lo também de algumas desvantagens do imóvel na planta.

Risco de atraso ou interrupção da obra

Ao comprar um imóvel na planta, nunca é possível ter 100% de certeza que ele será acabado. Por isso, é muito importante orientar a escolha da construtora e a análise de obras pregressas, em relação a atrasos e ações judiciais.

Menor tamanho das unidades

Por outro lado, a tendência da arquitetura moderna é uma nova redistribuição dos espaços. Assim, onde antes havia dependência completa de empregada, com área de serviço, por exemplo, hoje geralmente dá lugar a uma suíte a mais. Assim, há mais cômodos por unidade, ainda que menores.

Com isso, esses serviços, então, muitas vezes passaram a ser oferecidos pelo próprio condomínio. Assim, em vez de fazer em casa, acaba sendo uma outra vantagem: serviços de passadeira, lavanderia e até arrumadeira nos flats.

Por tudo isso, a orientação completa para seu cliente é o melhor atendimento que um corretor pode prestar. Dessa forma ele estará apto a tomar a decisão mais acertada de acordo com o seu perfil e terá toda segurança na sua assessoria.

Tira dúvida.