Voltar

Massaru News

Publicado em 18/11/2018

6 dicas para economizar energia elétrica em casa


Fonte: pegadesconto

Frequentemente vemos notícias a respeito do aumento das tarifas de energia e, em alguns casos, da necessidade de racionamento devido à falta de água para abastecer a população, pois no Brasil a maior parte da energia gerada provém de usinas hidrelétricas que precisa da força da água para movimentar suas turbinas e gerar energia elétrica para abastecer a rede. Em ambos os casos, a grande maioria das pessoas acaba se mobilizando e buscando alternativas para economizar.

No artigo de hoje vamos oferecer algumas dicas para economizar energia elétrica em casa, através de medidas simples. Quer saber como obter economia na conta de luz? Confira agora mesmo!

1. Desligue os aparelhos da tomada

Quando não estão em uso, os aparelhos que possuem stand-by — ou modo de espera, no qual o aparelho está desligado, mas fica com uma luz acesa — geram um gasto de economia quando são mantidos na tomada.

Portanto, o ideal é que eles sejam retirados da tomada, principalmente à noite, período no qual eles são pouco utilizados. Além disso, essa medida ajuda a evitar que os aparelhos sejam danificados em caso de descargas elétricas na região.

2. Troque as Lâmpadas

Até pouco tempo atrás, se indicava trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que eram mais econômicas e duravam mais tempo. Porém, hoje o conselho é que se adquira lâmpadas de LED porque elas iluminam mais consumindo menos watts.

Apesar do custo maior desse tipo de lâmpada, em longo prazo a economia que elas trazem é bem maior — podendo chegar a 80% de economia com relação ao consumo da lâmpada incandescente —, além de durarem bem mais tempo. Para não pesar no bolso, as trocas podem ser feitas aos poucos, priorizando os cômodos nos quais o uso é maior (como sala e cozinha, por exemplo).

3. Adquira aparelhos mais eficientes

Um fator que influencia bastante no consumo e contribui para economizar energia elétrica é a classificação dos aparelhos adquiridos. Procure por itens que possuem o selo do Procel  — Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica —, de preferência com etiqueta A, que são aqueles mais eficientes em termos de consumo de energia. Caso os aparelhos sejam importados, procure o selo Energy Star.

4. Economize no chuveiro elétrico

 

Uma das formas mais eficientes de se economizar energia elétrica é mudando os hábitos na hora de utilizar o chuveiro. O principal ponto que se deve observar, nesse caso, é evitar banhos nos horários entre as 18h e 21h — o chamado “horário de pico”, quando a tarifa da concessionária de energia elétrica da sua cidade é mais cara. Nesse intervalo, a utilização da carga de energia é bem maior, o que faz com que o consumo também seja elevado.

No entanto, por mais que você tente economizar com chuveiros elétricos o gasto sempre será elevado, principalmente no inverno, pois a resistência do chuveiro precisa esquentar uma água muito mais fria e isso consome bastante energia. O ideal mesmo é você trocar o chuveiro elétrico por um sistema de aquecimento solar, que com um investimento a partir de cerca de 2 mil reais será capaz de prover água quente para o banho sem consumir eletricidade.

5. Use a energia do sol

O Sol fornece energia gratuita todos os dias e você pode aproveitar isso usando sistemas de captação e geração de energia através de painéis fotovoltaicos que são capazes de, por exemplo, aquecer água para você usar no chuveiro ou até fornecer energia para uma casa inteira.

Você pode até mesmo ir mais além e instalar sua própria “mini usina solar” para geração de energia elétrica para toda a residência, o que obviamente tem um custo inicial elevado, mas em média 5 ou 6 anos você obtém o retorno do investimento. Existem diversas empresas que fornecem este tipo de produto com projeto e instalação completas, para saber mais sobre o assunto você pode acessar o site do projeto América do Sol, onde é possível fazer uma simulação de economia de energia com base nas suas contas de energia elétrica.

6. Mude alguns hábitos

 

— Evite deixar o fogão e a geladeira próximos. As altas temperaturas do fogão podem influenciar e fazer com que a geladeira precise trabalhar mais para resfriar os itens. Evite também o hábito de colocar roupas para secar na traseira dela;

— Procure deixar as roupas se acumularem antes de lavar ou passar. Desse modo, você faz o serviço todo de uma vez só, evitando utilizar a lavadora e o ferro de passar várias vezes;

— Sempre que possível, procure trocar o umidificador de ar por uma vasilha com água — o efeito é praticamente o mesmo;

— Procure aproveitar ao máximo a luz do sol, adiando o uso das lâmpadas;

— Na hora de pintar as paredes, opte por cores claras, que refletem melhor a luz e reduzem a necessidade do uso das lâmpadas.

Como podemos ver, mudanças simples nos hábitos podem contribuir na hora de economizar energia elétrica em casa e conseguir uma redução na conta. Além disso, essa preocupação também contribui para o meio ambiente e para a economia de água, utilizada para gerar essa energia.